BEBÊS DO SALETE

BEBÊS DO SALETE

sexta-feira, 28 de junho de 2013

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA 28/06/2013




Palestra com a nutricionista
ANA LUIZA
da empresa "APETECE" 








                     
PARABÉNS AOS PAIS QUE PARTICIPARAM E DIVIDIRAM COM O CEI MAIS ESTE MOMENTO.







Foi tratado também dos esclarecimentos sobre a CONAE/2013
O que é/
objetvo geral?
Quem participa?

quinta-feira, 27 de junho de 2013

BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER OS SENTIDOS


CINCO SENTIDOS
                                                                                  

"É só dos sentidos que procede toda a autenticidade,

toda a boa consciência, toda a evidência da verdade."

Friedrich Nietzsche



NÓS, SERES HUMANOS, TEMOS CINCO SENTIDOS FUNDAMENTAIS, SÃO ELES: AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR, TATO E VISÃO. SÃO ELES QUE PROPICIAM O NOSSO RELACIONAMENTO COM O AMBIENTE. COM ESSES SENTIDOS O NOSSO CORPO PERCEBE O QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR E ISSO NOS AJUDA A SOBREVIVER E INTEGRAR COM O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.

NO ENTANTO, CONHECER E EXERITAR OS CINCO SENTIDOS AJUDA OS BEBÊS A SE CONHECER MELHOR E A SE CONECTAR POR DIVERSAS VIAS COM O MUNDO HUMANO E MATERIAL QUE A CERCA.

OS SENTIDOS PROPORCIONAM-LHE INFORMAÇÕES POR CANAIS MUITO DIVERSOS E QUANTO MAIS VARIADA FOR A FORMA DE ADQUIRIR INFORMAÇÕES, MAIS SÓLIDAS E PROFUNDAS SERÃO SUAS APRENDIZAGENS.


                                                                                               Professoras Ildete e Cecília















segunda-feira, 24 de junho de 2013

FESTEJOS JUNINOS



Nossos festejos juninos foram ligados ao nosso projeto “Alimentação Saudável”, através das comidas típicas desta época.

Onde o BII A/B, preparou uma receita de “Doce de Abóbora”, com o auxílio das professoras Tânia e Vânia.

Seguem abaixo:

• Receita

• Fotos



Doce de abóbora

1 quilo de abóbora madura cortada em pedaços pequenos

2 pedaços de canela em pau

½ quilo de açúcar

9 cravos-da-índia



Colocar a abóbora, o açúcar, os cravos e a canela em um refratário grande, tampar e levar ao microondas por 20 a 25 minutos na potência alta. Mexer 2 vezes durante o cozimento, invertendo a posição do centro para as bordas. Aguardar esfriar tampado.


                                                                                         Professoras Tânia e Vânia














sexta-feira, 21 de junho de 2013

REUNIÃO DE PAIS



As Reuniões de Pais são para o CEI Vila Salete um momento muito especial, no qual podemos compartilhar informações, saberes, e experiências que enriquecem as vivências de nossas crianças.



GRUPO               DIA                  HORÁRIO                PROFESSORAS

B I A B                24/jun               DAS 8h às 9h             Edna e Haydee

B I C D                25/jun               DAS 8h às 9h            Cecília, Ildete e Nazaré

B II A B               27/jun               DAS 8h às 9h             Antônia e Renata

B II C                  21/jun               DAS 8h às 9h             Marta

M G I A               01/jul                DAS 8h às 9h             Nádia

M G I B                02/jul               DAS 8h às 9h             Mirtes

M G I C               03/jul                DAS 8h às 9h             Zezé

M G II A              04/jul                DAS 8h às 9h            Tereza

M G II B               05/jul               DAS 8h às 9h             Adriana



Aproveitamos para convidar toda Comunidade Educativa para o Dia da Família na Escola, que será realizada no dia 28/06 às 8h, com a presença da Nutricionista da U.E que fará uma Palestra sobre Alimentação e suas implicações no desenvolvimento infantil.



Sua presença é fundamental!



“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O FAZER TEATRAL




O PROPÓSITO DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER O DE EDUCAR NO SENTIDO AMPLO, DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E PROPORCIONANDO O PRAZER; AO FAZER TEATRO A CRIANÇA SE COLOCA MOVIMENTANDO-SE, EXPRESSANDO-SE, FALANDO E CANTANDO, COMO FORMA DE SIGNIFICAR SITUAÇÕES.



 Professora Nadia
MGI A







quarta-feira, 12 de junho de 2013

Apenas brincando

Apenas brincando

BII A/B


"Quando estou construindo com blocos de brinquedos,

por favor, não diga que estou apenas brincando,

porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.






Quando estou me fantasiando,

arrumando a mesa e cuidando das bonecas,

por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando,

porque enquanto eu brinco, eu aprendo.

Eu posso ser mãe ou pai algum dia.





Quando estou pintando até os cotovelos,

ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,

por favor, não diga que estou apenas brincando,

porque enquanto eu brinco, eu aprendo.

Estou expressando e criando. Eu posso ser artista ou inventor algum dia.



Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,

por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras,

porque enquanto brinco, estou aprendendo.

Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.

Eu posso estar numa empresa algum dia.





Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos,

por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.

Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.

Eu posso ser um chefe algum dia.



Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo,

por favor, não diga que estou apenas brincando.

Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.

Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.




Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.

E eu digo: eu brinquei.

Por favor, não me entenda mal.

Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo.

Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para o amanhã.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."

Não conheço a autoria dos textos acima.

Organizado por Ivanise Meyer®

http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2009/05/mensagens-para-reuniao.html




Segue atividade da Sessão Simultânea de Leitura –

Poemas para bebês


Os Dedinhos



Polegares, polegares

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão


Indicadores, indicadores

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão



Dedos médios dedos médios

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão


Anelares, anelares

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão



Dedos mínimos dedos mínimos

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão



Todos os dedos todos os dedos

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão



Todos os dedos todos os dedos

Onde estão aqui estão

Eles se saúdam eles se saúdam

E se vão e se vão






BII A B 2013

Professoras:
Tânia/Tânia   
Renata/Antonia