BEBÊS DO SALETE

BEBÊS DO SALETE

domingo, 13 de outubro de 2013

Pintura Tridimensional (Guarda-chuva)

 ATIVIDADE:  Pintura no guarda chuva

MODALIDADE ORGANIZATIVA: Sequência Didática

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Artes Visuais

OBJETIVO: Trabalhar o tridimensional, mostrando e estimulando outras perspectivas de pintar.

MATERIAL: Livro, Guarda Chuva, Tinta guache (azul, amarela, vermelha e branca), pincel, rolinho, esponjinha, mesa e pneus.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.

27/08/2013 – 1ª Etapa: Fomos para a sala de TV, onde as crianças  sentaram nos tatames para ouvir a poesia. Recitando a poesia usei o meu guarda chuva para representa-la e ter a atenção das crianças para a atividade  e despertar um melhor entendimento e envolvimento. Ao terminar falei da próxima proposta de atividade, mostrei o rolinho e como fariam na pintura do guarda chuva e eles manusearam o rolinho sobre o guarda chuva.

POEMA: GUARDA CHUVA, MEU AMIGO.



Tenho um guarda chuva
Branco e Azulzinho
Levo-o pela rua
Com muito jeitinho

Quando vou abri-lo
Fica todo assim:
Como um cogumelo
Que esta no jardim

O meu guarda chuva
Parece uma onda
Varetas brilhantes
E copa redonda

Leve dançarino
Se o vento soprar
Fica viradinho
De pernas para o ar


Avaliação: As crianças ficaram atentas e curiosas. No decorrer da atividade, manusearam o rolinho com prazer aguardando sua vez respeitando a vez do outro.
Tempo: 20 min.–  Espaço: Sala de TV.
                            










28/08/2013 – 2ª Etapa: Organizei os materiais no hall e questionei sobre a atividade anterior.
 Recitamos a poesia com objetivo de ampliar o repertório literário das crianças e envolve-las na proposta de pintura tridimensional e utilizando material inusitado.
 Ao terminar perguntei o que iríamos fazer, a Mariana F. disse: pintar. Falei que iríamos fazer combinados que todos iriam pintar, mas um de cada vez e que cada um pintaria uma parte, mostrando as divisões do guarda chuva.
 Tempo: 35 min.. –  Espaço: Hall.

Avaliação: A atividade com tinta é muito prazerosa para as crianças, possibilitando fazeres artísticos, enriquecendo desta forma suas expressividades. Percebi que as crianças sentiram dificuldade em manusear o rolinho com a tinta, mas que serão superadas com a apropriação deste procedimento. As  crianças foram participativas, demonstraram  interesse e curiosidade enfrentando suas dificuldades com muito prazer.

29/08/2013 – 3ª Etapa: Outro momento importante e bastante significativo foi a apreciação do guarda chuva pintado. Depois que eles olharam, sentiram sua obra de arte, propus outro desafio para que dessem mais vida e cores a pintura do guarda chuva. Agora vamos pintar com esponjinha e com as cores vermelha e amarela. Mostrei a esponjinha e dei para manusearem, fazendo perceber o lado liso, macio e o lado áspero. Se apropriando desta forma de outro procedimento artístico , ampliando diferentes técnicas.
Organizei os pneus e coloquei o guarda chuva sobre os mesmos.
Tempo: 20 min.– Espaço: Sala.

Avaliação: Nesta atividade não tiveram dificuldades, não precisei  intervir e nem auxiliar, deixei os a vontade livres em suas expressividades onde eles deram mais vida a pintura, transformando e deixando o que já estava lindo mais lindo ainda, pois ficaram impressas suas marcas fazendo com muita inspiração e prazer.








Semana da Criança

                   A equipe do CEI Vila Salete possibilitou diferentes vivências com nossas crianças. Tendo como foco as aprendizagens e suas diferentes linguagens e interações. Afinal, somos educadores, portanto a ludicidade não tem um caráter apenas recreativo, e sim intencional e interacional, potencializando novas descobertas.




Plano de Trabalho: Linguagem visual - BIIAB Professoras Antônia e Cecília

Atividade: Pintura no plástico.

Objetivos: Desenvolver as expressividades artísticas, proporcionando a experiência de pintar ao ar livre, utilizando material inusitado (plástico).

Espaço: Lateral.

Tempo: 20 minutos.

Materiais: Plástico, pincéis, tintas.

Modalidade Organizativa: Permanente.

              Organizamos as crianças na lateral, penduramos o plástico na grade, apresentamos os materiais a serem utilizados, e iniciamos a atividade.
Cada um escolheu a sua cor preferida e iniciaram a pintura, fazendo comentários durante o processo.
Os demais ficaram admirados com as cores, pois o sol refletiu no plástico, iluminando o trabalho e o deixando mais colorido.
A princípio, as crianças se interessaram pelo pincel, mas no decorrer da atividade, experimentaram pintar com as mãos.

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol."
Pablo Picasso