Brincar na areia faz parte da rotina das crianças
Brincar na areia é muito bom e divertido!
Divertido porquê:
Com o balde, a pá, sentados ou de joelhos, as crianças enchem o baldinho com areia, montam castelos, pistas, fazem bolos, cantam parabéns e fazem buracos a procura de tesouros se divertindo até onde sua imaginação puder ir.
Bom para quê:
Levando-se em conta local (areia protegida e tratada; à sombra), o tanque de areia é um recurso fundamental em qualquer espaço de educação infantil, inclusive no quintal de casa.
As brincadeiras na areia dão à criança a possibilidade de desvendar o universo à sua volta, estimulando praticamente todos os sentidos: tato (texturas, temperatura), visão, olfato (aromas diferentes), audição (escutar o outro).
Na fase pré-escolar, as crianças começam a sair do egocentrismo e passam a interagir com o meio e os amigos, o tanque de areia por se tratar de um espaço amplo, mas delimitado, auxilia na questão de respeitar limites e compartilhar o mesmo espaço favorecendo o brincar junto levando as crianças a planejarem o que irão criar, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais criativos e promovendo a socialização, dessa forma as crianças mais tímidas conseguem trabalhar melhor e interagir com as demais sem se expor tanto e as mais agitadas se traquilizam ficando por mais tempo concentradas nas atividades.
Uma verdadeira aula de convivência!
Muito bom Professora Adriana!
ResponderExcluirCompromisso e coerência com a teoria.....resultado....crianças com possibilidades cada vez maiores de multiplas aprendizagens, principalmente através das interações. Parabéns para voce e para as crianças do CEI Vila Salete.
Silmara M. Portella