BEBÊS DO SALETE

BEBÊS DO SALETE

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Linguagem musical - Cantos de trabalho.

MGI A – Professora Meire
Linguagem musical
Atividade: Cultura Popular
Sub- tema: Cantos de trabalho. São canções que acompanham as atividades manuais agrícolas ou urbanas, coletivas ou individuais. Embalados pela música, os trabalhadores desempenham com alegria as lidas diárias, sentem diminuir o peso do esforço físico,  aumentando a produtividade. São músicas de quebrar pedra, de plantar e colher, de remar, de chamar o gado, fiar algodão, etc.
Objetivo: Ampliar o repertório musical
Modalidade Organizativa: sequência didática
Tempo: 30 minutos
Espaço: sala
Material: Cd, peneira, pratos descartáveis.
Desenvolvimento: Iniciamos a atividade com uma roda de conversa, falei um pouco sobre a atividade a ser realizada. Em seguida, apresentei a eles a peneira, perguntei se sabiam o que era, a Ana Clara falou que era um prato e as outras crianças repetiram a mesma coisa. Expliquei que era uma peneira e que servia para peneirar farinha para fazer bolo.  Logo após, distribui os pratos descartáveis para simular uma peneira, comecei a ensiná- los a cantar a música “pisa fubá” e “ É no balanço da peneira”, cantamos um pouco e encerrei a atividade. Durante outras atividades na sala, deixei o cd  tocando, com a intenção que se familiarizassem com as músicas.
No outro dia retomamos a atividade
Desenvolvimento: Iniciamos a atividade com uma roda de conversa, as crianças já identificaram a peneira, o Renato foi logo falando que era para peneirar, Giovanna, Ana Clara e André começaram a cantar a música. Conversei com eles que íamos cantar e peneirar. Com eles sentados num círculo, distribui os pratos descartáveis ( simulando uma peneira). Começamos a cantar a música “pisa fubá” e  “ É no balanço da peneira”, fazendo o movimento de peneirar.
Intervenções: Intervi na organização do  espaço.
Avaliação: Observei que todos se envolveram na atividade, algumas crianças conseguiram cantar e se movimentar com desenvoltura e outras ficaram um pouco tímidas no início, mas logo se soltaram. Teve crianças que se interessaram mais pelas peneiras e o movimento corporal, o Gabriel Santos, Gabriel Souza e outras crianças batiam na peneira como se fosse um pandeiro. Quando realizamos a atividade sem o uso das peneiras, eles conseguiram cantar melhor. Percebi que mesmo depois que encerramos a atividade, algumas crianças ainda cantavam.  A Mariana, o Carlos,   Maria Eduarda e Lorena estavam  cantando  num cantinho da sala durante uma outra atividade. Enfim a atividade foi produtiva, houve interesse e envolvimento de todas as crianças.

Letras das Músicas ( cantos de trabalho )
Pisa Fubá
Pisa, pisa , pisa fubá
Bis{ eu pego na peneira pra peneirar
Pisa, pisa, pisa fubá

É no balanço da peneira
Bis{ É no balanço da peneira, eu vou peneirar

Bis{Peneira, peneira, cai a fubá













Professora, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido com nossas crianças!

Josi
Coordenadora Pedagógica. 

3 comentários:

  1. Tão pouco tempo com essas crianças e já estabeleceu vínculo afetivo que potencializa a ação docente qualificada

    josi (CP)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo trabalho! Adorei a proposta e pretendo aprender mais sobre cantos de trabalho para colocar em prática também.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Ranieli, sou professor de dança e coreógrafo aqui do RS, gostei muito dessa música da peneira, e gostaria de verificar com vocês, se é possível de me passarem ela em áudio.
    Grato desde já!
    meu email é ranieli1312@hotmail.com

    ResponderExcluir