MGI A – Professora Meire
Linguagem musical
Atividade: Cultura
Popular
Sub- tema: Cantos de
trabalho. São
canções que acompanham as atividades manuais agrícolas ou urbanas, coletivas ou
individuais. Embalados pela música, os trabalhadores desempenham com alegria as
lidas diárias, sentem diminuir o peso do esforço físico, aumentando a produtividade. São músicas de
quebrar pedra, de plantar e colher, de remar, de chamar o gado, fiar algodão,
etc.
Objetivo: Ampliar o repertório musical
Modalidade
Organizativa: sequência
didática
Tempo: 30 minutos
Espaço: sala
Material: Cd, peneira, pratos descartáveis.
Desenvolvimento: Iniciamos a atividade com uma roda
de conversa, falei um pouco sobre a atividade a ser realizada. Em seguida,
apresentei a eles a peneira, perguntei se sabiam o que era, a Ana Clara falou
que era um prato e as outras crianças repetiram a mesma coisa. Expliquei que
era uma peneira e que servia para peneirar farinha para fazer bolo. Logo após, distribui os pratos descartáveis
para simular uma peneira, comecei a ensiná- los a cantar a música “pisa fubá” e “ É no balanço da peneira”, cantamos um pouco e encerrei a atividade.
Durante outras atividades na sala, deixei o cd
tocando, com a intenção que se familiarizassem com as músicas.
No outro dia retomamos a atividade
Desenvolvimento: Iniciamos a atividade com uma roda
de conversa, as crianças já identificaram a peneira, o Renato foi logo falando
que era para peneirar, Giovanna, Ana Clara e André começaram a cantar a música.
Conversei com eles que íamos cantar e peneirar. Com eles sentados num círculo,
distribui os pratos descartáveis ( simulando uma peneira). Começamos a cantar a
música “pisa fubá” e “ É no balanço da
peneira”, fazendo o movimento de peneirar.
Intervenções: Intervi na organização do espaço.
Avaliação: Observei que todos se envolveram na
atividade, algumas crianças conseguiram cantar e se movimentar com desenvoltura
e outras ficaram um pouco tímidas no início, mas logo se soltaram. Teve
crianças que se interessaram mais pelas peneiras e o movimento corporal, o
Gabriel Santos, Gabriel Souza e outras crianças batiam na peneira como se fosse
um pandeiro. Quando realizamos a atividade sem o uso das peneiras, eles
conseguiram cantar melhor. Percebi que mesmo depois que encerramos a atividade,
algumas crianças ainda cantavam. A
Mariana, o Carlos, Maria Eduarda e
Lorena estavam cantando num cantinho da sala durante uma outra
atividade. Enfim a atividade foi produtiva, houve interesse e envolvimento de
todas as crianças.
Letras das Músicas (
cantos de trabalho )
Pisa Fubá
Pisa, pisa , pisa fubá
Bis{ eu pego na peneira pra peneirar
Pisa, pisa, pisa fubá
É no balanço da peneira
Bis{ É no balanço da peneira, eu vou peneirar
Bis{Peneira, peneira, cai a fubá
Professora, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido com nossas crianças!
Josi
Coordenadora Pedagógica.
Tão pouco tempo com essas crianças e já estabeleceu vínculo afetivo que potencializa a ação docente qualificada
ResponderExcluirjosi (CP)
Parabéns pelo belíssimo trabalho! Adorei a proposta e pretendo aprender mais sobre cantos de trabalho para colocar em prática também.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Ranieli, sou professor de dança e coreógrafo aqui do RS, gostei muito dessa música da peneira, e gostaria de verificar com vocês, se é possível de me passarem ela em áudio.
ResponderExcluirGrato desde já!
meu email é ranieli1312@hotmail.com