BEBÊS DO SALETE

BEBÊS DO SALETE

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Introdução à Literatura de Cordel





BERÇÁRIO 2 C PROFESSORA: CÁSSIA SANTANA                               Período: Tarde


Atividades relacionadas aos festejos Juninos


Sequencia didática: Projeto Música: Ensaio aos primeiros passos de Forró ao som de músicas Nordestinas tradicionais. Mostra de dança para os coleguinhas do Mini Grupo 2 A.

Objetivos: Ampliar o repertório musical, assim como explorar as interações.

Desenvolvimento: Iniciamos nosso dia com uma roda de conversa sobre o que iriamos realizar durante o dia. Após a utilização do Parque retornamos para a sala onde em círculos retomamos a conversa sobre músicas nordestinas utilizadas principalmente em festejos juninos. Fui exemplificando os passos básicos do forró para cada criança. Após este momento distribui os chapeis de cangaceiros onde todos adoraram e ficaram  em frente ao espelho achando interessante o visual. Montei os pares e coloquei o cd de forró. As crianças gostaram do ritmo de dançaram com facilidade a primeira música. Aproveitando a espontaneidade propus ás crianças que fossemos até a sala dos amigos do Mini Grupo 2 A para apresentarmos nossa dança. Quando chegamos ao local eles já estavam a nossa espera e após a segunda música convidamos todos para dançarem conosco.

Materiais: Cds:” Homenagem ao Trio Nordestino”, contendo releituras de artistas variados e  “Visita ao Baú de Luiz Gonzaga” com releituras executadas por Adelmário Coelho. Chapeis de cangaceiros feitos em E V A.

Tempo Estimado: 30 a 40 minutos

Avaliação: A meu ver a atividade foi muito prazerosa e divertida tanto para as crianças do Berçário 2 quanto para nossos amigos do Mini Grupo 2 A, pois todos dançaram livremente. Fiquei muito feliz em conseguir expor um pouco da cultura nordestina que me é tão familiar e que me remeteu à memorias particulares. E o melhor foi que consegui contemplar os festejos Juninos sem precisar cair nos estereótipos comuns a essas datas.

Observação: Após estas atividades nos dirigimos ao refeitório para tomarmos agua e logo após retornamos para a sala para a higienização e a preparação para o Jantar. O registro fotográfico ficou por conta de nossa grande amiga Arlete Suzart. Suas contribuições foram e continuam sendo de grande valia para nossos trabalhos. Estou sempre que possível divulgando nossas atividades no meu Facebook pessoal, onde os pais sempre que possível também curtem.

Sequência Didática: Contação de História: Introdução à Literatura de Cordel com mostra de ilustrações relacionadas ao tema, apreciação da História “A arvore de dinheiro” e atividade de colagem ilustrando a história em questão.

Objetivos: Explorar as linguagens artísticas, ampliar o repertorio de linguagens literárias, desenvolver o comportamento leitor.

Desenvolvimento: Iniciamos nosso dia com uma roda de conversa sobre o que iriamos fazer durante nossa rotina. Após o lanche da tarde e o uso do parque nos dirigimos para o refeitório onde expliquei brevemente o que seria a literatura de cordel apresentando para elas imagens relacionadas ao tema. Após este momento nos dirigimos para a sala de PEA para assistirmos a história de cordel chamada “A arvore de dinheiro”, disponibilizada na plataforma ‘You tube’, onde as crianças assistiram com grande curiosidade, pois os elementos e personagens da historia eram bem marcantes visualmente. Após a apreciação do vídeo retornamos ao refeitório para a execução da atividade de colagem utilizando color set nas cores verde e marrom e também dinheirinho de brinquedo.

Tempo Estimado: 30 à 40 minutos

Materiais: Vídeo disponibilizado na plataforma ‘You Tube’, papel color set nas cores: verde e marrom, cola e dinheirinho de brinquedo.

Avaliação: Um dos grandes desafios em realizar esta atividade foi o fato de tentar trazer para as crianças um material de cordel original, porém os elementos mais usados neste tipo de gênero literário são a religiosidade e a violência tão presentes neste tipo de obra. Ao escolher a História “A árvore de dinheiro” tive como critério algo menos violento por tratar-se de crianças muito pequenas. Ao nos dirigirmos para o refeitório primeiramente coloquei a ilustração da árvore sobre a mesa, mas como houve alguns conflitos tive que mudar de local sendo necessário fixar o cartaz na parede para que todas as crianças tivessem a oportunidade de realizar a colagem.

 
 




                                              



 
 
 


 

 
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário